Início >> Noticia >> Conaci e Banco Mundial realizam primeira reunião com representantes de controle interno da América Latina e Caribe
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Conaci e Banco Mundial realizam primeira reunião com representantes de controle interno da América Latina e Caribe

Membros do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) que participam na Cidade do México do Fórum CReCER 2017 reuniram-se na manhã desta quinta-feira, dia 8 de junho, com representantes do Banco Mundial e de países da América Latina. Na ocasião, foi acatada a proposta do Conaci de constituir uma organização que reúna todas as instituições responsáveis pela auditoria e controle interno governamental.

O objetivo da iniciativa é promover o conhecimento e o compartilhamento de boas práticas, a uniformização de conceitos e a formulação de políticas e regulações para melhor atuação dos seus membros, que concorrerão para o fortalecimento e, consequentemente, aperfeiçoamento da gestão pública na América Latina, com mais transparência, probidade e com resultados efetivos em favor da população da Região.

Ficou definido ainda, na pioneira reunião, dentre outras, que o Conaci será responsável pela elaboração de proposta para discussão e aprovação do Estatuto e do Regimento Interno da futura e importante organização, assim como pelo escopo de seus propósitos, com meta de ser formalizada ainda no ano 2017, provavelmente em evento internacional na Argentina, promovido pela FLAI-Fundação Latina-Americana de Auditores Internos, em outubro, ou durante a Reunião Técnica do Conaci, em Maceió-AL, em novembro.

Segundo o presidente do Conaci, Roberto Amoras, a instituição iniciou, a partir de 2016, sua inserção internacional em discussões e formulações de regulações, para conhecimento e aprendizagem de boas práticas em auditoria e controle interno, participando ativamente em eventos internacionais na Áustria, Croácia, Bulgária e Hungria, sobretudo promovidas pelo PEMPAL, instituição que funciona junto ao Leste Europeu com semelhança de objetivos a que se pretende criar para a América Latina.

“Agora, o firme e consciente passo que nosso Conselho se credencia a dar é fruto de seu processo de fortalecimento, credibilidade e respeito institucional, junto aos seus membros filiados, à sociedade brasileira e a organismos internacionais, como o Banco Mundial. Registro o apoio e a confiança fundamentais de todos os nossos conselheiros, em nome do primeiro e segundo vice-presidentes Álvaro Fakredin e Otni Miranda e do ex-presidente Gustavo Ungaro, partícipes ativos nessa tão honrosa e grandiosa conquista do nosso Conaci”, concluiu.

Parceria institucional

A reunião foi articulada na tarde de ontem, dia 7 de junho, durante a realização do CReCER diretamente com o vice-presidente para Região da América Latina e Caribe do Banco Mundial, Jorge Familiar. Na oportunidade, Familiar parabenizou a participação da missão do Conaci – representante do controle interno do Brasil no evento – e reiterou a disponibilidade do Banco Mundial no apoio ao propósito em questão.

O encontro teve participação dos executivos do Banco Mundial, Juan Carlos Serrano-Machorro, que foi palestrante no último Encontro Nacional do Conaci, e Maria João Kaizeler, executiva responsável pela parceria que o Conselho mantém com o Banco.

Saiba mais em: https://crecer.org.mx/

Acompanhe a transmissão: https://business.facebook.com/bancomundial/videos/1720915537936580/?hc_ref=PAGES_TIMELINE

Mais informações sobre o Conaci:

Ane Ramaldes
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (27) 99973-4547