Início >> Noticia >> Amapaenses conhecem nova metodologia de contas de gestão desenvolvida no Pará.
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Amapaenses conhecem nova metodologia de contas de gestão desenvolvida no Pará.

 

Modelo foi apresentado aos técnicos que atuam nas áreas de controle e finanças do Governo do Amapá, TCE/AP e convidados da Alap, MP/AP e Tribunal de Justiça.

O auditor-geral do Estado do Pará, Roberto Paulo Amoras, foi quem apresentou a ferramenta aos técnicos amapaenses

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) apresentou nesta quinta-feira, 3, uma nova metodologia de elaboração de relatório e certificação de contas e gestão. O modelo foi apresentado aos técnicos que atuam nas áreas de controle e finanças do Governo do Amapá, Tribunal de Contas do Estado (TCE/AP) e convidados de outras instituições públicas, durante treinamento no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP), em Macapá.

O treinamento é uma iniciativa da Controladoria-Geral do Estado em parceria com o TCE/AP para aperfeiçoar a elaboração de relatórios de prestação de contas. A nova metodologia foi desenvolvida há cinco anos no Estado do Pará e o Amapá busca orientação do Estado vizinho, para a implantá-la na região.

Os participantes conheceram o sistema de controle interno do Governo do Pará, peças do processo de controle, relatórios de gestão, pareceres, unidade jurisdicionada, auditoria de contas, diretrizes, normativas, entre outros instrumentos.     

O auditor-geral do Pará, Roberto Paulo Amoras, responsável pela explanação do assunto, salientou que cada órgão tem por obrigação constitucional prestar conta no TCE, que por sua vez, julgará as contas para dizer se as aplicações dos recursos públicos, foram feitas de forma regular.

“Viemos mostrar aos amapaenses como o Pará enfrentou esse desafio e a maneira que a gente vem trabalhando para obter excelentes resultados, inclusive medindo a performance de cada órgão, com os indicadores de eficiência da gestão e recepção de contas, indicando ao gestor como ele pode melhorar o seu processo de gestão”, explicou Amoras. O auditor-geral do Pará, considerou importante ouvir do TCE/AP, que entende que essa metodologia é um processo de evolução contínua.

O controlador-geral do Amapá, Otni Miranda Alencar, enfatizou que esse é o primeiro encontro técnico de um projeto que está sendo desenvolvido entre o TCE/AP, a CGE/AP e a Auditoria-Geral do Pará. “Esses relatórios de prestação de contas e controle são modernos e informatizados, espelham a realidade dos órgãos e a eficiência operacional da gestão pública”, descreveu o controlador. 

Participaram do encontro, servidores da CGE/AP, do TCE/AP, Ministério Público do Estado (MP/AP), Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), além dos palestrantes, Cirilo Neto e Paulo Brito, ambos do Tribunal de Contas do Amapá.